Tipo
Obrigatória | ECTS: 10
Horário
2.º semestre, das 18h às 21h (dia da semana a confirmar)
Docente
Objetivos da unidade curricular
Reconhecer a cultura como instrumento fundamental para a riqueza de uma cidade, a sustentabilidade da qualidade de vida dos cidadãos e o progresso económico e social; Compreender as várias facetas da cultura e das indústrias criativas, num contexto de inovação, digitalização, diversificação e diferenciação, e o impacto que este novo paradigma tem na sociedade; Conhecer os circuitos de produção, distribuição e difusão dos conteúdos culturais; Conhecer os principais desafios da cultura e das indústrias criativas, desde a criação ao modelo de negócio.
Conteúdos programáticos
- O novo paradigma cultural: a definição contemporânea da cultura, no contexto do novo ecossistema digital e económico.
- Modelos de indústrias culturais e criativas. Especificidades dos seus setores: das artes performativas ao património cultural.
- Comunidades, classes, clusters e cidades criativas. Estudos de caso.
- Inovação na cultura e nas indústrias criativas: empreendedores criativos.
