Tipo

Optativa | 10 ECTS

Horário

1.º semestre, das 18h às 21h (dia da semana a confirmar)

Docente

Patrícia Ascensão


Objetivos da unidade curricular

A UC pretende dar resposta às necessidades decorrentes de um novo cenário cultural a que temos assistido nas duas últimas décadas, nomeadamente a necessidade por parte das instituições de profissionais qualificados e atualizados nos domínios da cultura, bem como dos novos desafios colocados aos profissionais da cultura em virtude das inovações comunicacionais e tecnológicas dos últimos anos. O estudante deve ser capaz de refletir sobre a atual situação do setor cultural em Portugal e que desafios se colocam hoje a um profissional no domínio da cultura; aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos indispensáveis para o estudo das realidades quotidianas da programação, gestão e manutenção dos equipamentos culturais; conceber, organizar e produzir eventos e projetos culturais e criativos; elaborar planos diretores culturais para instituições e equipamentos culturais e desenvolver as competências necessárias para uma formação avançada e prestação de consultoria nas áreas da programação cultural e gestão de projetos culturais.

Conteúdos programáticos

  • A cidade cultural e as culturas na cidade. As cidades dentro da cidade.
  • Desafios contemporâneos da programação cultural. As dimensões da programação cultural: oferta, procura, criação, formação, circulação e internacionalização. O papel do programador cultural: mediador ou curador?
  • Práticas e consumos culturais. Os públicos da cultura.
  • A programação cultural na cidade e para a cidade. A definição de um plano estratégico para o setor cultural e criativo. A gestão estratégica de projetos culturais. Conceção e implementação de projetos culturais e criativos: as fases de produção, os atores. Financiamento de organizações e projetos culturais.