Tipo

Optativa | 10 ECTS

Horário

2.º semestre, das 18h às 21h (dia da semana a confirmar)

Docentes

Elisabete Caramelo e Luís Veríssimo


Objetivos da unidade curricular

  • Conhecer os conceitos-chave de comunicação de marketing e as principais ferramentas de comunicação integrada de marketing
  • Discutir o conceito de marca aplicada à comunicação integrada de marketing
  • Ser capaz de aplicar o modelo de comunicação numa marca, projeto ou instituição cultural e criativa
  • Reconhecer a necessidade da estratégia e criatividade na comunicação integrada de uma marca, projeto ou instituição cultural

Conteúdos programáticos

No meio do barulho ensurdecedor da comunicação, a fragmentação das audiências, as inúmeras plataformas de contacto, comunicar uma mensagem eficazmente a um determinado público constitui um desafio. A comunicação estratégica é uma ferramenta especializada para fazer chegar aquilo que interessa a quem interessa. Os principais tópicos desta unidade curricular são:a) marketing e a comunicação integrada de marketing; b) a marca, a comunicação integrada e os públicos; c) a insightologia e o planeamento estratégico em comunicação; d) as novas tendências no marketing e comunicação; e) a criatividade, meios e suportes de comunicação. Esta disciplina inclui ainda uma parte de laboratório com exemplos, exercícios, análise de casos reais de comunicação de cultura, e desenvolvimento de um projeto integrado de comunicação na área da cultura.