Tipo
Optativa | 10 ECTS | comum ao mestrado em Comunicação de Ciência
Horário
2.º semestre, às quartas-feiras, das 18h às 21h
Docente
Objetivos da unidade curricular
Pretende-se caracterizar e compreender as implicações do conhecimento e produção científica na sociedade partindo de uma cultura de base histórica que permita analisar criticamente a realidade atual e perspetivar desafios futuros da ciência perante a sociedade. Estimular a capacidade de identificar/analisar processos de construção do conhecimento, da sua transmissão e apropriação pela sociedade, tendo em conta as exigências e problemas que se colocam neste domínio. Identificar a diversidade de mecanismos e interações entre ciência e sociedade, na perspetiva histórica e no presente, contemplando domínios como a ética e o risco, mas também os mecanismos de apreensão/transmissão do conhecimento científico, designadamente: os meios e canais de difusão desse conhecimento, formas de divulgação (literatura científica, “popularização da ciência”, museus) e outras vias como a institucionalização da ciência.
Conteúdos programáticos
Dez sessões são organizadas por temas (apresentação e discussão); quatro sessões são reservadas para visitas e apresentação de trabalhos.
- Modos de apreensão e relação da sociedade com o conhecimento científico em perspetiva histórica; os desafios da apropriação social do conhecimento.
- Contextos de promoção/impacto do conhecimento científico no plano social (guerras, epidemias, revoluções tecnológicas, descobertas fundamentais).
- Meios e canais de difusão do conhecimento científico: televisão, rádio, web, literatura de divulgação.
- Apropriações políticas da ciência (eg. carácter simbólico da ciência como poder).
- Políticas científicas / organização da ciência.
- Envolvimento do público/ transmissão do conhecimento / os públicos de ciência; ONGs e ciência.
- Criação e promoção da cultura científica (museus, organizações de divulgação científica).
- Ciência e cultura (arte, literatura, ficção científica, entretenimento).
- Universidade/comunidades académicas na relação com a sociedade.
